INFORMAÇÃO

sobre as atividades que serão desenvolvidas

Modalidades

Workshop

o objetivo desta atividade é propiciar aos participantes possibilidades de capacitação e atualização em temas específicos considerados relevantes e contemporâneos. As oficinas serão ministradas por profissionais renomados e reconhecidos na área, estão divididas em 2 momentos o primeiro com exposição teórica seguida de atividades práticas desenvolvidas sobre a temática proposta e serão coordenadas por um membro da Comissão Organizadora ou Científica. Esta atividade terá a duração de 1h30 minutos de pleno trabalho e constante interação entre mediador e o público.

Workshop

Palestra

tem como finalidade trazer um estudioso da área que exerça a atividade e tenha significativa produção em sua área de atuação, seja ele pesquisador e/ou profissional, com o objetivo de expor ao público, seu conhecimento, experiência e/ou opinião sobre o tema definido previamente. Na atividade haverá um único apresentador e será coordenada por um membro da Comissão Organizadora. O apresentador vai demonstrar suas ideias fazendo uma síntese das reflexões apresentadas, se possível, oportunizando a plateia perguntas e contribuições pertinentes. Esta atividade terá a duração de 50 minutos de exposição e 10 minutos, ao final, de interação com o público.

Palestra

Painel

o objetivo é mostrar como o conhecimento pode-se circular entre diferentes áreas abordando as perspectivas, limites e desafios. Pode suscitar vivências diferenciadas advindas das experiências. Haverá dois ou três apresentadores e será coordenada por um membro da Comissão Organizadora ou Científica. Esta atividade geralmente se subdivide em dois momentos: uma breve exposição individual objetivando as abordagens teóricas que subsidiam a atuação profissional e posteriormente uma interlocução entre os apresentadores e o público acerca do assunto proposto. Esta apresentação terá a duração de 1h30 minutos.

Painel

Regulamento e Normas Gerais
para submissão de trabalhos científicos

envio

Este Regulamento de normas gerais para submissão de trabalhos científicos é o documento orientador a ser seguido tanto pela Comissão Científica, equipe responsável por toda a parte que envolve os Trabalhos Científicos quanto pelos participantes que compõem esta atividade do IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia – "Psicopedagogia por uma sociedade aprendente: reflexões e ações", a ser realizado nos dias 21 e 22 de outubro de 2016, à Rua Vergueiro, n. 1211 – Campus Paraíso da Universidade Paulista – UNIP, em São Paulo – SP.

CRONOGRAMA

DESCRIÇÃO DATAS
Período de inscrições de Trabalhos Científicos e submissão de resumos ou trabalhos orais até 19/agosto de 2016
Período de análise pela Comissão Científica de 22/agosto a 31/agosto de 2016
Resubmissão de Trabalhos Científicos – resumos ou trabalhos completos de 08/setembro a 23/setembro de 2016
Divulgação de Trabalhos Científicos apropriados/aprovados 03/outubro de 2016
Divulgação da Programação/Apresentação dos Trabalhos Científicos 14/outubro de 2016

Seguem abaixo as instruções para a elaboração e envio dos trabalhos, que deverá ser feita por meio do Sistema de Submissão de Trabalhos

INFORMAÇÕES GERAIS

  1. 1 - Os Trabalhos Científicos poderão ser submetidos como resumos ou como trabalhos completos, nas modalidades Pôster ou Comunicação Oral.
  2. 2 - Todo Trabalho Científico inscrito deve seguir as normas dispostas neste Regulamento, caso contrário será automaticamente recusado.
  3. 3 - Só serão avaliados os Trabalhos Científicos em que pelo menos um dos autores esteja inscrito no IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia
  4. 4 - Cada proponente poderá ter seu nome tanto em trabalho individual como em grupo, com número máximo de até 5 (cinco) autores. Cuidar, no entanto, para que a inscrição como primeiro autor seja colocada em número reduzido de trabalhos (recomendável até 3 trabalhos), pois o primeiro autor será considerado como apresentador do trabalho na distribuição das salas e horários, se devidamente aprovado o Trabalho Científico.
  5. 5 - O Trabalho Científico, individual ou em grupo, poderá ser resultante de pesquisa concluída ou em andamento que apresente análise preliminar; relato de experiência; estudo de caso; relato de estágio supervisionado.
  6. 6 - Todo Trabalho Científico deverá ter seu tema articulado a um dos Eixos Temáticos propostos para o IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia.
  7. 7 - Os proponentes deverão ter o cuidado de atender à exigência de não identificação de autores, instituições e outras informações no corpo do resumo ou do texto, pelas quais o trabalho possa ser identificado, uma vez que o processo requer o atendimento à isenção de conflitos de interesse e deve ser feita por pares cegos, que sejam isentos na avaliação.
  8. 8 - No mínimo o primeiro autor do Trabalho Científico deve realizar sua inscrição, para que seja confirmada a submissão do trabalho. A certificação do Trabalho Científico devidamente apresentado dependerá do recolhimento da devida inscrição no mínimo do primeiro autor.
  9. 9 - A avaliação dos Trabalhos Científicos se dá pela Comissão Científica devendo atender a todos os critérios especificados neste Regulamento. Os Trabalhos Científicos são avaliados por pares cegos da Comissão Científica e pareceristas ad hoc, que têm como critérios de análise os que constam deste Regulamento, não cabendo recurso, parecer ou justificativa no caso de reprovação de um trabalho, sob qualquer hipótese.
  10. 10 - A lista dos Trabalhos Científicos aprovados será divulgada no site do evento na data indicada no cronograma.

Local do IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia
UNIP – Campus Paraíso
Rua Vergueiro, 1211 São Paulo – SP

Público a que se destina: Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Pedagogos, Professores, Coordenadores de Ensino, Estudantes e demais profissionais da área da educação e da saúde.

Opções para o pagamento de inscrição: A inscrição só será processada mediante o recebimento da ficha de inscrição, acompanhada de pagamento:
Depósito Bancário (Identificado):
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA
CNPJ.nº45.705.282/0001-60
Banco Itaú – 341 | Agência: 0383 | Conta Corrente: 77.247- 2

Cartão de crédito: Serão aceitos cartões de crédito Mastercard e VISA.

Caso seja necessário cancelar a inscrição: Deverá ser solicitado por escrito e será processado em até 30 dias após o término do Simpósio, com o seguinte critério: 50% para solicitação até 31 de agosto de 2016; 30% para solicitação até 20 de setembro de 2016.
Obs.: Após essa data, será feita somente substituição de inscrição (uma única vez).

Caso seja necessário fazer substituição de Inscrição: Antecipadamente, o inscrito poderá ser substituído através de solicitação formal (por escrito), remetida ao e-mail: simposioabpp@blossow.com.br, com a devida indicação da substituição. A substituição pode acontecer uma única vez.

Credencial: Todo participante receberá um crachá pessoal e intransferível.
Sua utilização é obrigatória para acesso a todas atividades do Simpósio e Exposição. Em caso de extravio será cobrada reemissão de $50,00

Certificados: Participação - serão entregues a todos inscritos, dia 22 de outubro, sábado, após as 10h.
Programação Científica - serão entregues no momento de sua apresentação.
Comunicação Oral e Pôsteres – será emitido um certificado para cada trabalho apresentado.

Dispensa de ponto para servidores públicos federais: Conforme publicação do Diário Oficial da União nº 187, Seção I, páginas 15114 e 17.025, do decreto nº 1.648, de 27 de setembro e do decreto nº 1.684 de 26 de outubro de 1995, a dispensa do ponto de servidores públicos federais deverá ser requerida através da chefia imediata, no mínimo dois dias antes do evento, para aprovação da participação do evento em questão.

Agência de viagem oficial do evento: Angelik Tour
Telefone: 11 3868-3498
www.angelik.com.br

MODALIDADES DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

No ato da inscrição é obrigatório indicar em qual modalidade o Trabalho Científico será inscrito: Comunicação oral ou Pôster, em forma de resumo ou trabalho completo. Também deverá ser informada a área em que o Trabalho Científico corresponde.

Comunicação oral Podem ser apresentados nesta modalidade relatos de pesquisas, relatos críticos de experiências, estudos de casos, relatos de estágios supervisionados. Poderão ser propostos por pesquisadores, profissionais das áreas da Psicopedagogia, da Saúde, da Educação ou áreas afins, pesquisadores, professores, supervisores, estudantes. A apresentação dos trabalhos aprovados será feita em Sessões de Comunicação Oral, com tempo de 15 minutos para cada trabalho, num grupo de até 5 trabalhos agrupados de acordo com o Eixos Temáticos abaixo discriminados. Cada Sessão de Comunicação Oral terá um coordenador indicado pela Comissão Organizadora do evento. Os trabalhos completos nessa modalidade deverão conter até 3200 toques sem espaço ou 3800 toques com espaço, excluindo-se o título, a identificação dos autores e da instituição e as referências. Os resumos deverão conter no máximo até 250 palavras, excluindo-se título, palavras-chave, referências. Para a elaboração dos resumos e trabalhos completos os autores deverão seguir as normas apresentadas no item Normas para formatação dos trabalhos.
Pôster Tem a finalidade de demonstrar relatos de pesquisa, estudos de caso (individual, grupal, institucional). Podem ser propostos por professores, pesquisadores, profissionais e estudantes da Psicopedagogia, da Educação e de áreas afins. Haverá exposição nas denominadas sessões de pôsteres com datas e horários estipulados pela Comissão Organizadora. Para a elaboração dos resumos e trabalhos completos os autores deverão seguir as normas aqui especificadas. Se aprovado, preparar a apresentação gráfica, com qualidade estética nas seguintes especificações: Título, autor(es) com e-mail, instituição que representa(m), introdução/justificativa, objetivos, referencial teórico, métodos, resultados e referências. Deve atender às medidas de 90 cm de largura por 1,10 m de comprimento.

As demais atividades (painéis, workshops e palestras) são parte da Programação Científica organizada pelas Comissões Organizadora e Científica do IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia, por meio de convites.

EIXOS TEMÁTICOS

Os Eixos Temáticos constituem-se no agrupamento das ideias principais a serem abordadas seguindo as áreas de interesse que norteiam a elaboração da Programação Científica do tema proposto. Tem o objetivo de subsidiarem a elaboração e a organização do evento, suscitando questões para as discussões e debates propostos. Para a submissão do Trabalho Científico o proponente deverá indicar o Eixo Temático no qual o mesmo se insere, dentre os abaixo discriminados:

EIXO TEMÁTICO SUBTEMAS
Incluir para aprender e aprender para incluir - Áreas de conhecimento na educação: linguagem, leitura, escrita, matemática, ciências, entre outras;
- Uso de tecnologias para a aprendizagem;
- Redes sociais e aprendizagem;
- Conteúdos e aprendizagens na internet;
- Inclusão escolar;
- Educação especial;
- Transtornos de aprendizagem: Dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Síndromes, Autismo, entre outros;
- Contribuições das Neurociências à Psicopedagogia e à Educação.
Campos de atuação e avanços em Psicopedagogia - Formação e capacitação profissional do psicopedagogo;
- Inserção do psicopedagogo em equipes multiprofissionais;
- Especificidades e fronteiras da atuação;
- Atuação em diferentes contextos: organizacional, comunitário, hospitalar, e no sistema público, outros;
- Contextos familiares e repercussões na aprendizagem;
- Mediação de conflitos familiares;
- Relações escola-família-aprendizagem;
- Formação de professores.
Psicopedagogia e Qualidade de Vida - Inclusão social;
- Aprendizagem em diferentes etapas da vida;
- Questões ambientais;
- Questões de gênero;
- Diferentes populações em situação de vulnerabilidade social;
- Juventude e drogas.

NORMAS PARA FORMATAÇÃO

Em cumprimento às exigências de normatização da Revista Psicopedagogia, responsável pelo ISSN dos Anais do IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia, estão definidas as seguintes Normas:

Estrutura do resumo Objetivo: indicar o propósito do estudo e a hipótese se for o caso.(limite entre 20 e 40 palavras)

Método: incluir a proposta metodológica, o ambiente do estudo, os assuntos, o diagnóstico e intervenção, o tipo de análise. As referências necessárias devem ser incluídas no decorrer do próprio texto. (limite entre 40 e 80 palavras)

Resultados: apresentar de forma clara e objetiva, com significância estatística, caso seja apropriado. (limite entre 50 e 100 palavras)

Conclusão ou Considerações Finais: enfatizar os resultados e a delimitação do estudo. (limite entre 30 e 80 palavras)
Formatação Título: em negrito, todas as letras maiúsculas, Times New Roman ou Arial 12. (limite entre 2 e 12 palavras)
Autor(es) Nome(s) do(s) autor(es) deve ser escrito com fonte Times New Roman ou Arial 12, sem negrito, sendo apenas a primeira letra maiúscula, começando pelo último sobrenome, seguido de espaço e as iniciais dos nomes. Ex: Maria Clara Rocha Santos – Santos, M. C. (limite entre 1 e 5 autores)
Instituição Informar a instituição à qual pertence(m) o(s) autor(es), ou onde o estudo foi realizado, fonte Times New Roman ou Arial 12.
Palavras-chave Inserir logo abaixo do resumo, os termos principais que expressem ideias centrais do assunto abordado podendo ser termos simples e/ou compostos, são separadas entre si por ponto final, seguidas de letramaiúscula.(limite entre 3 e 5)
Referências Apresentar por ordem de entrada no texto e numeradas consecutivamente de forma sobrescrita, sendo obrigatória sua citação. Exemplo: como já demostraram diversos autores1,2,3. Nas referências devem ser citados todos os autores do estudo, quando até seis - acima deste número, citam-se os seis primeiros seguidos de et al.(limite entre 3 e 6)

Estrutura do Trabalho Completo

Introdução Deve indicar o objetivo do trabalho e a hipótese formulada
Métodos Fundamentação metodológica, descrições dos procedimentos utilizados
Resultados Síntese dos achados, podendo ser apresentados com figuras ou tabelas que ilustrem pontos importantes
Discussão Inclui o achado, a validade e o significado e contribuições do trabalho para o conhecimento na área
Conclusão Ou considerações finais
Referências Apresentar por ordem de entrada no texto e numeradas consecutivamente de forma sobrescrita, sendo obrigatória sua citação. Exemplo: como já demostraram diversos autores¹²³. Nas referências devem ser citados todos os autores do estudo, quando até seis - acima deste número, citam-se os seis primeiros seguidos de "et al".

O título não deverá exceder 12 palavras.

O texto deverá conter até 25.200 caracteres sem espaços ou 27.500 caracteres com espaço, incluindo-se o título, a identificação dos autores e da instituição e as referências, bem como tabelas, figuras e gráficos se for o caso. Deverá ser apresentado de forma clara o tema e a problematização, os objetivos, procedimentos de coleta e análise de dados (em caso de pesquisa empírica), ou os procedimentos de intervenção (em estudos de caso ou relatos de experiências), os resultados e as conclusões. No caso de trabalhos teóricos, que refiram à revisão da literatura, constar os objetivos, a teoria, a discussão e as conclusões. O resumo consiste na apresentação concisa dos pontos principais de um texto e constitui-se em uma sequência de frases objetivas e não simples enumeração de tópicos. Deverá ser escrito em um único texto, sem parágrafos e sem divisões.

As palavras-chave são aquelas que mostram os assuntos abordados no trabalho e podem ser de número de 3 a 5.

Resumo e Summary são obrigatórios para os Trabalhos completos, devendo conter no máximo 250 palavras. Após o resumo deverão ser indicados no máximo seis Unitermos (recomenda-se o vocabulário controlado do Decs - Descritores em Ciências da Saúde”, publicação da Bireme (www.bireme.br/ terminologiaemsaude). O Summary (tradução do resumo para o inglês) deve acompanhar o mesmo modelo do resumo e ser seguido de Key words (tradução dos Unitermos para o inglês).

A Comissão Científica se dá ao direito de excluir referências não indicadas no texto ou elaboradas erroneamente.

Caso seja de interesse informações adicionais podem ser encontradas nas normas de publicação, consultar site da Revista Psicopedagogia – www.revistapsicopedagogia.com.br

EXEMPLOS DE TIPO DE REFERÊNCIAS

Só um autor:
Barone, LMC. Reflexões sobre inclusão: desamparo e compromisso ético. Revista. Psicopedagogia, 2013; 93 (30): 212-217.

Dois a seis autores:
Costa AC, Dorneles BV, Rohde LAP. Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH. Psicologia Reflexão e Critica. 2012; 25(4):791-801.

Mais de seis autores:
Pedreira C, Mormann F, Kraskov A, Cerf M, Fried I, Koch CE, et al. Responses of human medial temporal lobe neurons are modulated by stimulus repetition. J Neurophysiol. 2010; 103:97-107.

Ausência de autor:
Revista de Pedagogia. Educação dos anos iniciais. [Suplemento]. São Paulo, v. 7, 2007.

Organização como autor:
American Psychiatric Association APA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5.ed.: DSM-5. Porto Alegre: Arte Médica Editora, 2014.

Livros e outras obras monográficas:
Noffs NA. Psicopedagogo na rede de ensino: a trajetória institucional de seus atores-autores. 2ª ed. São Paulo: Ed. Elevação, 2008.

Capítulo de livro:
Castanho, MIS. Algumas considerações a respeito da avaliação psicopedagógica das dificuldades de aprendizagem. RMJ Scicchitano e MIS Castanho. Avaliação Psicopedagógica : recursos para a prática. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2013, 205-218.

Dissertação/Tese:
Andion MTM. O Jogo de Areia intervenção psicopedagógica à luz da teoria psicogenética de Piaget. [Mestrado em Psicologia]. São Paulo: Universidade São Marcos, 2007.

Referência em formato eletrônico:
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo Demográfico da população, 2010. Disponível no URL: www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/

SOBRE O ENVIO DOS RESUMOS OU TRABALHOS COMPLETOS

- Trabalhos enviados por fax, correio ou e-mail, ou fora das normas apresentadas não serão considerados;

- Importante lembrar que o envio de trabalhos ao IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia, está vinculado à aceitação integral e irrestrita de todas as normas aqui especificadas;

- No momento da submissão, atender às instruções para preenchimento dos campos do formulário online, de modo que não apareça o nome do autor nem a identificação da instituição.

- Os resumos serão publicados exatamente como enviados. Erros de digitação, gramática ou de conteúdo científico são de responsabilidade do autor, erros excessivos levarão à desclassificação pela Comissão Científica e pareceristas ad hoc.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS RESUMOS E TRABALHOS COMPLETOS

- A avaliação dos Trabalhos Científicos se dá pela Comissão Científica devendo atender a todos os critérios especificados neste Regulamento;

- Os Trabalhos Científicos são avaliados por pares cegos da Comissão Científica e pareceristas ad hoc, que têm como critérios de análise os que constam deste Regulamento, resultando na atribuição de uma nota para cada parecerista, de 0 a 10, com a indicação de aprovação, reprovação ou aprovação com ressalva;

- Os Trabalhos Científicos aprovados com ressalvas serão devolvidos aos autores para as devidas correções e re-submetidos dentro de prazo estipulado no cronograma;

- Trabalhos Científicos com médias abaixo de 4,9 serão reprovados, não caberá recurso, parecer ou justificativa no caso de reprovação de um trabalho, sob qualquer hipótese;

- Todos os Trabalhos científicos com médias 50 ou mais serão apresentados e constarão da Divulgação da Programação, conforme cronograma acima;

- Quanto à publicação nos anais no IV Simpósio, somente os resumos com média 70 ou mais e os trabalhos completos com média 90 ou mais serão publicados.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Segundo a Política de Privacidade da ABPp, os dados pessoais dos congressistas são tratados de forma absolutamente confidencial.

A ABPp não fornecerá a terceiros nenhum dado referente aos congressistas, caso não haja expressa determinação destes, exceto em situações de obrigação legal ou de exigência de autoridades governamentais, no exercício de suas atividades de fiscalização ou de investigação.

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